PT ZH-CN EN FR ES

Dicas de interiores: como potenciar a luz natural dentro de casa?

A iluminação é um dos aspetos mais importantes a ter em conta no processo de decoração, reforma ou aquisição de casas.

 

Criar espaços interiores produtivos, arejados e esteticamente agradáveis tornou-se uma preocupação real durante e no pós-pandemia. Para isso, é importante repensar as diferentes zonas da casa, multiplicar a luz natural e criar soluções sustentáveis ao nível da saúde e do ambiente. Mas, afinal, o que se pode fazer em termos de design de interiores para ter maior conforto e bem-estar dentro de casa?

A Velux, especialista em design de janelas de telhados, desenvolveu o conceito “Transforming Spaces” com o objetivo de que todos os espaços interiores garantam o máximo de qualidade de vida, sustentabilidade, conforto e design. Para isso, a empresa reuniu um conjunto de 9 dicas para potenciar a iluminação doméstica – um dos aspetos mais importantes a ter em conta no processo de decoração, reforma ou aquisição de casas.

Ter atenção à distribuição

Uma casa com muitas paredes e espaços isolados impede que a luz natural seja distribuída por todo o espaço. Portanto, se possível, o ideal é derrubar paredes e optar por pisos abertos. Além disso, é essencial localizar as áreas diurnas (cozinha, sala de jantar e sala de estar) no mesmo ambiente para que recebam uma maior quantidade de luz.

Escolher janelas grandes e em maior quantidade

Instalar janelas grandes permite que os raios do sol penetrem mais em casa. Quanto mais entradas de luz a casa tiver, melhor. Em geral, recomenda-se que as janelas ocupem uma área equivalente a 10-20% da superfície da sala. Por exemplo: uma sala de 10 m2 deve ter janelas entre 1 m2 e 2 m2.  Para além disso, aconselha-se sempre a colocar mais que uma janela, o ideal seriam no mínimo duas.

Apostar no branco

Quando a casa padece de luz natural, há que optar por uma decoração em tons claros: pintar as paredes de branco, usar tecidos em tons pastel ou escolher pisos de cores claras. Tudo isso ajudará a dar uma sensação de amplitude e multiplicar a luminosidade.

Instalar túneis de luz

A pergunta que se impõe: o que são túneis de luz? Trata-se de tubos que direcionam a luz desde o telhado para o interior da casa. A principal vantagem é que iluminam todo o dia e são ideais quando não há muito espaço na parede. Pode ser instalado em qualquer local onde houver 6m ou menos de distância entre o telhado e o teto – halls, cozinhas, casas de banho, quartos, escritórios e locais onde uma janela não pode ser instalada.
Utilizar a luz refletida

A quantidade de luz natural diminui à medida que nos afastamos da janela. É possível calcular medindo a altura até o topo da janela e multiplicando por dois acima do solo. Se a parede oposta estiver muito distante desta linha, deve-se buscar alternativas para multiplicar a luz do ambiente. A luz refletida é uma opção interessante obtida com janelas de sótão. O dobro da luz entra e melhora a luminosidade.

Para ler o artigo na íntegra aqui.
Fonte: Idealista

pexels-jonathan-borba-55702241.jpg

CJ Fernandes

Mediação Imobiliária, Lda.

AMI N.º 11989

Rua António Carneiro, n.º 137
4450-047 Matosinhos

E-mail: geral@cjfernandes.pt
Tel.: +351 935 965 396
(Chamada para rede móvel nacional)

Plataformas

Acompanhe-nos