As criptomoedas deram o salto para o mundo das hipotecas, abrindo uma nova janela de oportunidades especialmente para empresas digitais que prestam serviços financeiros, mais conhecidas como 'fintech'.
Uma delas estreou-se com o primeiro crédito habitação do mundo em bitcoins. Trata-se da Milo, empresa que lançou no mercado no início do ano um produto hipotecário em moedas digitais com o objetivo de facilitar o uso dos seus ativos digitais por investidores de criptomoedas para comprar imóveis nos EUA, segundo um comunicado da empresa.
E como funcionam estas hipotecas? O site da Milo explica que "os clientes poderão usar as suas bitcoins para comprar uma propriedade com uma criptohipoteca de 30 anos e baixas taxas de juro. Esta solução permitirá aos clientes continuarem a serem donos da sua bitcoin e diversificar em imóveis. Os clientes poderão financiar 100% da sua compra sem necessidade de pagamento em dólares e fazê-lo mais rápido do que com uma hipoteca convencional. Ao combinar a segurança dos imóveis com a liquidez dos ativos digitais, Milo pode unir os mundos cripto e real”.
No caso da Milo, a taxa de juro dos criptoempréstimos para compra de casa está entre 4% e 6%, um pouco acima do que os bancos costumam cobrar por empréstimos em dólares, embora em troca permita financiamento de até 100%. A XBTO, por outro lado, está a considerar estabelecer uma entrada equivalente a 10% do preço do imóvel.
Para ler o artigo na íntegra aqui.
Fonte: Idealista