Quais os Estrangeiros que procuram mais crédito habitação em Portugal

Segundo o Banco de Portugal, os Brasileiros lideram a concessão de crédito habitação em 2022, os segundos são os Angolanos, Norte-Americanos e Britânicos.

A era dos empréstimos mais baratos de sempre chegou ao fim em 2022, depois de os juros nos créditos habitação terem subido para máximos das últimas décadas, por efeito da alta inflação. Mas nem isso travou a procura de crédito para comprar casa em Portugal. Aliás, os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que 169 mil pessoas contraíram crédito habitação no nosso país durante o ano passado, mais 2 mil do que em 2021 (e o montante total emprestado também subiu cerca de 14%).

Embora a maioria dos crédito continue a ser concedido a portugueses, a procura nacional contraiu durante o ano passado. E foram mesmo os estrangeiros os responsáveis por dinamizar o mercado hipotecário em 2022. Os brasileiros lideraram o crédito para comprar casa em Portugal concedido a estrangeiros. E também os angolanos, norte-americanos, britânicos, assim como os cidadãos ucranianos integram o top10 das nacionalidades que mais assinaram novos contratos de créditos habitação no nosso país em 2022.

 

Há menos portugueses a pedir créditos habitação

O ano de 2022, marcado por um cenário de incerteza económica e financeira, terminou com um abrandamento na procura de empréstimos habitação. Mas a verdade é que o balanço anual foi bem positivo: os dados do BdP, publicados na semana passada, revelaram que foram concedidos 16 mil milhões de euros em créditos habitação durante 2022, um valor 14% superior face ao registado um ano antes. E também houve mais famílias a recorrer a empréstimos para comprar casa em Portugal: 169 mil pessoas em 2022, contra 167 mil em 2021 (+2 mil pessoas).

Mas e a quem foram atribuídos estes empréstimos bancários? Embora a grande maioria dos créditos habitação tenha sido concedida aos portugueses (cerca de 90%), a verdade é que a não foram eles os responsáveis pela dinamização da procura neste mercado em 2022. Os mesmos dados revelam que quase 153 mil cidadãos de nacionalidade portuguesa pediram créditos para comprar casa durante o ano passado, menos duas mil pessoas do que em 2021. Isto quer dizer que foram mesmo os estrangeiros os responsáveis pelo aumento de interesse em contratar empréstimos habitação durante 2022.

Para ler o artigo na íntegra aqui.
Fonte: Idealista

pexels-monstera-6289039.jpg

CJ Fernandes

Mediação Imobiliária, Lda.

AMI N.º 11989

Rua António Carneiro, n.º 137
4450-047 Matosinhos

E-mail: geral@cjfernandes.pt
Tel.: +351 935 965 396
(Chamada para rede móvel nacional)

Plataformas

Acompanhe-nos