PT ZH-CN EN FR ES

Olive House, esta casa passiva eficiente permite poupar até 80% de energia

Casa possui fachadas em madeira, muita luz natural e isolamento térmico. E todos os ângulos foram pensados para aproveitar o sol.

 A primeira casa passiva do arquiteto Alessandro Ronfini, sócio da DEMO Architects, chama-se Olive House. Localiza-se num cenário pitoresco entre as florestas de Olivebridge, em Ulster, na Irlanda do Norte. Com quase 140 metro quadrados, esta casa passiva apresenta um revestimento de metal preto que foi escolhido a pensar tanto na eficiência energética da casa, como na longevidade esperada de 30 a 50 anos. A entrada em forma de cunha, o alpendre e toda a fachada noroeste da habitação estão revestidos com madeira, o chamado larício siberiano.

A Threshold Builders foi responsável por pré-fabricar os painéis usados para construir as paredes desta casa passiva. Sobre estes painéis, foi colocado um revestimento que permite isolar as paredes do ar e da humidade. As vigas TJI, vigas de madeira semelhantes a uma viga em L, com madeira compensada no meio foram preenchidas com isolamento de celulose e permitiram assim reforçar o isolamento da casa. Todas as janelas e portas foram cuidadosamente colocadas de acordo com os padrões passivhaus.

Um elemento que chama a atenção do lado de fora é a fachada construída com madeira. Vidros triplos sobem dois andares, emoldurados pelo larício siberiano. Uma janela semelhante, mas menor, em forma de losango, traz luz e ventilação para um dos três quartos.

O interior desta fachada é composta por madeira que é larga o suficiente para servir de assentos e prateleiras, além de oferecer alguma sombra quando o sol está em determinados ângulos. Embora o ângulo da cunha esculpida desta fachada tenha sido projetado para minimizar a exposição solar no verão, foram instaladas persianas no exterior para criar mais sombras.

O interior da casa destaca-se por ser luminoso e confortável graças a uma unidade de ventilação Zehnder com pré-aquecimento. Para garantir água quente, foi instalado um aquecedor de água elétrico. As unidades Mini Split também ajudam a manter o aquecimento e o ar condicionado sempre que necessário. Com todos estes detalhes e seus padrões de construção Passive House, a Olive House consome aproximadamente 80% menos energia do que uma construção convencional.

Na decoração, destacam-se os tons menta e pastel, inspirados no período Mid-Mod, ou seja, a partir de meados do século XX. Este estilo é visível na cozinha azul, na casa de banho cor de rosa e amarela e nos móveis de sala com bordas curvas. A ilha da cozinha que suporta a pia é oval e inserida num armário padrão da IKEA. A iluminação sob o armário ilumina a área de preparação ao redor da bancada principal que se destaca pelo seu design elegante.

Para ler o artigo na íntegra aqui.
Fonte: Idealista

 

Olive_House.jpg

CJ Fernandes

Mediação Imobiliária, Lda.

AMI N.º 11989

Rua António Carneiro, n.º 137
4450-047 Matosinhos

E-mail: geral@cjfernandes.pt
Tel.: +351 935 965 396
(Chamada para rede móvel nacional)

Plataformas

Acompanhe-nos